DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR

Mesmo após quase 30 anos da promulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído pela Lei 8.078/90, existem muitos conflitos e dúvidas quanto à aplicação do diploma protetivo do consumidor, seja em razão da ausência de eficiente assessoria jurídica por parte de alguns fornecedores e fabricantes, seja por desconhecimento do consumidor quanto a extensão dos seus direitos.

Após a popularização da internet e propagação do comércio eletrônico (e-commerce), a relação de consumo passou também a ser efetivada através de plataformas na internet ou, como popularmente conhecida, lojas virtuais, na qual toda a transação comercial é feita online. Esse novo tipo de transação potencializou os conflitos entre aqueles fornecedores despreparados e os consumidores que foram lesados pela atitude negligente de alguns fornecedores e fabricantes.

Diante deste cenário, surge a necessidade de adoção de medidas administrativas (PROCON) ou judiciais para a defesa dos direitos dos consumidores, sendo importante a contratação de advogado de direito do consumidor.

Por outro lado, os fornecedores de bens ou serviços também necessitam de orientação jurídica para que possam corrigir os seus procedimentos equivocados e potencializar a escalabilidade do seu negócio, através de boas práticas perante o consumidor e, consequentemente, gozar de boa reputação no mercado, sendo de suma importância a assessoria jurídica na relação de consumo.

Destacamos abaixo algumas situações nas quais o nosso escritório de advocacia de defesa do consumidor atua:

  • Defesa do consumidor envolvendo descumprimento de contrato de plano de saúde, negativa de autorização para realização de procedimento médico/cirúrgico, aumento abusivo decorrente de reajuste anual e de mudança de faixa etária;
  • Reparação de danos decorrente de defeitos relativos à qualidade de produtos, má prestação de serviços, propaganda enganosa na internet e lojas físicas, produto não entregue ou fora do prazo.
  • Atraso de voo, cancelamento de voo, extravio de bagagens, conexão perdida, embarque negado ou overbooking.
  • Reparação de danos em razão de inscrição indevida nos cadastros restritivos de crédito, SPC, SERASA, CCF.
  • Restituição de valor pago indevidamente ou cobrança indevida.
  • Assessoria para empresas na adequação de propaganda, revisão e elaboração de contratos de consumo.
  • Defesa administrativa junto ao PROCON e demais órgãos administrativos.
  • Defesa e propositura de ações oriundos da relação de consumo.

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